Larguei a faculdade de Ciência da Computação para me tornar um desenvolvedor web

Hugo Costa
5 min readJan 31, 2018

Photo by Ross Findon on Unsplash

No Brasil, jovens que estão terminando o ensino médio precisam tomar uma decisão muito importante, que ao olhar da sociedade moderna é fundamental para formação de um cidadão “estável e bem sucedido”, ENTRAR EM UMA FACULDADE.

Foi isso que eu fiz, prestei diversos vestibulares (UNESP, USP, ENEM) para ingressar no curso de Sistemas da Informação ou Ciência da Computação, fui presenteado com minha aprovação na UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas -MG, no curso de Ciência da Computação. Foi nesse momento que minha vida mudou.

Meu interesse na área de tecnologia vem desde cedo, sempre fui curioso e gostava de mexer em tudo no computador, mas nada de programação. Quando eu estava na 8ª série fiz um curso de Web Design, mas não segui com meu interesse na área, infelizmente. Era bem típico eu perder o interesse de coisas que me desafiassem, não foi diferente na universidade.

Quando eu comecei as aulas de computação descobri um mundo novo e totalmente desconhecido por mim, as aulas eram completamente abstratas, tentava “focar” ao máximo, mas sem sucesso, perdia atenção rapidamente e quando eu achava que eu consegui entender e absorver o conteúdo da aula, logo após a aula tinha dificuldades de recordar dos assuntos e não conseguia estudar por muito tempo. Essa situação foi complicando, me desgastando psicologicamente por conta de eu achar que eu era incapaz ou “vagabundo”, não importa o quanto eu tentasse, e consequentemente fui me prejudicando na faculdade, acumulando DPs(dependências) e claro, atrasando o curso.

No segundo período da faculdade eu tentei entrar na Empresa Júnior do curso, a TriBit Jr. em busca de uma motivação para continuar no curso e aprender novas coisas, sem dúvidas foi a melhor decisão que tomei na graduação, fui aprovado para participar do Trainee e de 12 pessoas apenas 3 passaram, eu fui uma delas. Na TriBit Jr eu pude estudar mais sobre desenvolvimento web, que é o carro chefe da empresa, me apaixonei com as tecnologias como HTML, CSS e Javascript, foi meu primeiro desafio que me deu motivação para continuar com o curso, pelo menos por um tempo.
Durante minha experiência na empresa passei por diversos cargos e tive diversas responsabilidades, os cargos foram: Diretor Administrativo e Financeiro, Presidente e Desenvolvedor web ao longo de todo o tempo na empresa (2 anos e 4 meses).

O tempo que fiquei na empresa me fez assumir muitas responsabilidades e sair da zona de conforto estudando diversos assuntos de gestão, produtividade, desenvolvimento e me interessando cada vez mais.

Durante a faculdade também participei da Enactus, que é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Atuei como Diretor de Marketing por algum tempo, até eu decidir largar a faculdade de Ciências da Computação.

Voltando ao assunto principal, o motivo que eu larguei da faculdade:

Por conta da minha frustração de não estar indo bem na faculdade, mas estar interessado em projetos extra-curriculares, percebi que algo estava errado comigo, pesquisei bastante sobre minha situação, conversei com meus pais e decidi marcar um médico, um psiquiatra. Não deu outra, algo estava errado, fui diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e isso me impedia de ser como vários colegas que iam bem na faculdade.

Comecei a me medicar e meu desempenho melhorou 90%, foi ai que eu pensei que tudo ia ficar bem e minha motivação iria voltar para finalizar o curso e ser feliz. ESTAVA ERRADO.

Apesar de eu estar indo bem na faculdade eu não fiquei motivado, principalmente pelo fato de eu não ter tempo de estudar profundamente assuntos do meu interesse como desenvolvimento web, que não vejo nada no curso de Ciência da Computação, tentei persistir por um tempo mas não deu, fiquei pior emocionalmente e tomei a grande decisão, vou largar o curso. Isso aconteceu algumas semanas atrás, e estou no 6º Período, teoricamente, pois estou com algumas matérias atrasadas. Ainda estou frequentando o curso mas apenas para terminar o período e aproveitar algumas matérias na minha outra faculdade(vamos chegar lá).

Meus planos após eu sair da faculdade:

Aperfeiçoar minhas habilidades como desenvolvedor: Sempre fui uma pessoa que prefere estudar sozinho, por vídeo aulas, artigos, sites de programação e etc, fiz vários cursos mas nada muito avançado, por isso já comecei a subir de nível na área que pretendo seguir. Atualmente assinei a plataforma da Alura e estou fazendo vários cursos, focando em formações de front-end.

Começar outra faculdade: Por conta da minha situação (TDAH), estar em uma sala de aula ouvindo uma pessoa falar por 2 horas seguidas, eu tive certeza que não iria aturar isso novamente, por isso optei fazer uma faculdade EAD, para ter uma maior liberdade de horário para trabalhar e estudar, não tenho certeza de qual irei fazer, mas estou entre Engenharia de Software e Sistemas da Informação. Decidi fazer uma faculdade apenas pelo diploma, um pedaço de papel que muitas empresas ainda acham que diz algo a respeito do indivíduo.

Arrumar um trabalho: Essa vai ser a parte mais difícil, mas a mais gratificante, pois com o meu perfil e minha sede de conhecimento, independente do emprego que eu conseguir na minha área eu vou me dedicar ao máximo e sugar ao máximo o conhecimento dos meus futuros colegas de trabalho e também retribuir todo o conhecimento contribuindo com a empresa e com meus futuros colegas. Sou muito adepto da ideia de empresa informal, que dê liberdade aos funcionários e querem o crescimento dos mesmos, espero conseguir em uma empresa assim, mas caso não dê, vou começar por baixo para buscar por um ambiente como esse.

FINALMENTE, SER FELIZ:

Eu tenho certeza que após eu tomar essas atitudes, minha vida pessoal e profissional vai mudar completamente, vou ser uma pessoa mais feliz, mais colaborativa com minha família, namorada (maravilhosa por sinal, sempre me deu forças e apoio) e com meus futuros colegas de trabalho. Espero participar de uma comunidade de desenvolvedores e contribuir ao máximo todo conhecimento que vou adquirir ao longo desse processo, pois a melhor forma de aprender é ensinar.

CONCLUSÃO:

Se você que está lendo isso está em uma situação semelhante, ta aqui uma dica: Não tenha medo de arriscar, você é capaz, você pode ser feliz. Se você está mal emocionalmente procure ajuda de familiares e médicos, converse, se expresse.

O método de ensino tradicional não funciona, está com os dias contados (espero), faça seu próprio método que melhor se adeque a você, cada pessoa tem um ritmo e um modo de aprender. Busque fontes de conhecimento online .

Um pedaço de papel(diploma) não diz quem você é e o que você pode fazer (com exceções é claro), mas no caso de TI, você é o melhor instrumento de aprendizagem, espero que empresas percebam isso o mais rápido possível.

Esse foi meu primeiro artigo, me desculpe se foi cansativo e se houve erros, criticas construtivas são bem vindas, amo receber feedback, só assim para crescer e evoluir. Sintam-se livres para comentar.

Obrigado pelo tempo e atenção. Agora JUST DO IT

--

--

Hugo Costa

Sr Front-end Engineer @ Rocket.Chat. Apaixonado por compartilhar conhecimento, inovação e produtividade! https://linktr.ee/hugocostadev